Logo Nardini
Você está em: Página Inicial > Notícias > Hospital Nardini > Nardini conscientiza sobre descarte de resíduos
Nardini conscientiza sobre descarte de resíduos
Você está em: Página Inicial > Notícias > Hospital Nardini > Nardini conscientiza sobre descarte de resíduos Imprimir E-mail RSS
Sex, 09 de Fevereiro de 2018

Objetivo é avaliar conhecimento sobre a segregação correta do que será descartado, ampliar ações sustentáveis e estimular a reciclagem

Equipes orientam funcionários sobre a segregação correta de resíduos 

A partir dos resultados de pesquisa realizada em novembro de 2017, os departamentos de Gerenciamento de Resíduos e Educação Permanente/Continuada do Hospital Nardini deram início a uma ação visando conscientizar sobre a segregação correta dos materiais a serem descartados, além de incrementar projetos de sustentabilidade já implantados e incentivar ainda mais a reciclagem.

“Alguns setores já fazem o trabalho de reciclagem, a ideia é ampliar essa prática. Lixeiras específicas para essa finalidade estão sendo disponibilizadas nos setores administrativos”, explica Eliesse Oliveira da Silva, responsável pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos. “Também mantemos campanha permanente de conscientização para que os funcionários poluam menos o meio ambiente trabalhando o princípio dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) da sustentabilidade. Uma prática é pensar antes de imprimir, reduzindo assim o consumo de papel, ou utilizar os dois lados da folha”, reforça.

Amostra

No final do ano passado, 335 funcionários participaram de pesquisa com o intuito de verificar como os resíduos gerados no ambiente hospitalar vêm sendo separados. Réplicas de coletores específicos (resíduo comum, perfurocortante e infectante) foram apresentados aos participantes.

O resultado do estudo demonstrou que o resíduo infectante predomina entre os descartes, representando 56% do total, quando a expectativa era de 37%. Ao contrário do que padroniza a legislação vigente, resíduos comuns ou perfurocortantes acabaram tendo o destino de infectantes.

“É um tipo de dinâmica que serve para nortear nossas ações educativas. Verificamos a necessidade de esforços de todos os profissionais da instituição quanto à segregação correta do resíduo infectante”, comenta Eliesse. “A implantação de processos de segregação dos diferentes tipos de resíduos em sua fonte, e no momento de sua geração, conduz certamente à minimização de resíduos, em especial àqueles que requerem um tratamento.”

Desafio e Responsabilidade Social

O Hospital Nardini de Mauá integra o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) desde 2013, quando optou por assumir e desenvolver nove objetos que compõem a Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis. Em outubro de 2017, o hospital aderiu ao “Desafio Resíduo”, que tem como objetivo reduzir a geração total de resíduos, ampliar a reciclagem e reduzir a proporção de resíduos perigosos.

Entre as iniciativas já consolidadas no Nardini estão o descarte correto de pilhas e baterias, que são coletadas pela GM&C - Logística e Transporte Ltda. e encaminhadas para a Suzaquim Indústrias Químicas Ltda., e a coleta de óleo  vegetal usado, em parceria com o Instituo Triângulo, para a produção de sabão ecológico. A cada litro de óleo doado, funcionários recebem duas barras de sabão.

Outras ações constam no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde da instituição. O hospital conquistou ainda com o Selo Amigo do Meio Ambiente, reconhecido pela Secretaria de Estado da Saúde.

Fonte: Comunicação HCDRN

Supervisão: Gustavo Baena

Fotos: Luciana Silva  

Diversos setores do hospital têm recebido as ações educativas Funcionários participaram de pesquisa para testar conhecimentos sobre o descarte de resíduos

Ideia é ampliar o trabalho de reciclagem já realizado no Nardini Conscientização para que funcionários poluam menos leva em conta o princípio dos 3 Rs da sustentabilidade

Departamentos administrativos começaram a receber lixeiras para recicláveis


Compartilhe:
Mais...
Comentários (0)
 

Hospital Nardini

Rua Regente Feijó, 166 - Vila Bocaina - Mauá - SP - CEP 09310-640 - VER MAPA

Fone (11) 4547 6999

Logos

Website by: Plyn!